POSITIVIDADE TÓXICA: Você já ouviu falar sobre isto?

positividade-toxica

Atualmente, vivemos uma imposição da positividade, isto é, a ideia de que se tivermos pensamento positivo, tudo ao nosso redor ficará bem. Trata-se de um pensamento mágico, infantil, que busca ignorar que as emoções negativas também fazem parte da paleta de sentimentos humanos.

Tudo o que vale a pena na vida é conquistado com a superação das experiências negativas associadas. Portanto, a validação dos sentimentos negativos auxilia o desenvolvimento das capacidades emocionais, como por exemplo a resiliência, tão necessária para a adaptação do ser humano as mudanças e sofrimentos naturais da vida.

Assim, é importante nos permitirmos sentir, não só os sentimentos de alegria, felicidade, gratidão, como também o luto, a tristeza, a frustração.

A psicanálise acredita que é a partir da vivência da dor, que se dará a cura psíquica. Impor a nós mesmos ou aos outros uma atitude falsamente positiva faz silenciar em nós as emoções negativas que poderão emergir de outras formas, até mesmo como sintomas físicos, somatizados e expressos no corpo sob a forma de doenças graves.

Negar a existência e a vivência de situações difíceis é exaustivo. Isso nos isola de nós mesmos e de nossas verdadeiras emoções. Nos escondemos atrás da positividade na tentativa de mostrar aos outros uma imagem de que somos perfeitos e inatingíveis.

O positivismo tóxico está na moda?

Penso que sim. E isto se deve em grande parte, a excessiva exposição nas redes sociais, onde todos possuem a vida perfeita, a felicidade completa, o emprego dos sonhos, relacionamentos maravilhosos, rotinas impecáveis, maternidade idealizada e luto inexistente.

Se houvesse mais honestidade sobre as vulnerabilidades e suscetibilidades humanas, seríamos mais livres para experimentar e vivenciar todos os tipos de emoções. Somos humanos e devemos nos permitir sentir todo o espectro de emoções. É importante validar os sentimentos, ao invés de ignorá-los. E tudo bem em não estar bem. Devemos sempre lembrar que todas nossas emoções são autênticas e reais e todas elas são válidas e contribuem para o nosso desenvolvimento e amadurecimento como seres humanos.